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Conheça os tipos de filtros de cabine de pintura e seus tipos de aplicação
11 de Setembro de 2019

Conheça os tipos de filtros de cabine de pintura e seus tipos de aplicação

Antes de realizar a compra de suprimentos e manutenção correta na sua cabine de pintura, é importante conhecer sobre os tipos de filtros para cada aplicação. E assim, realizar uma compra consciente e benéfica.

Os filtros interferem diretamente na qualidade do ar no ambiente de pintura e, por consequência, na qualidade do acabamento (filtros de entrada de ar) e na proteção ambiental (filtros da saída de ar).

Não há uma pintura de alto padrão de acabamento sem uma boa qualidade do ar no ambiente em que ela ocorre!

Além disso, a filtragem do ar tem uma relação direta com a vida útil e o desempenho da cabine.

Existem diversos tipos de filtros, cada um deles trabalha em uma etapa diferente no processo de pintura. Neste material, você vai conhecer um pouco sobre cada filtro e sua função dentro das cabines de pintura.

Venha conferir!




O que é um filtro de cabine de pintura?
Antes de apresentar os modelos de filtros, vamos explicar o que são os filtros das cabines de pintura.

Os filtros de cabine são acessórios que trabalham em prol do aumento do nível de qualidade no acabamento e no resultado final da pintura, seja ela moveleira, automotiva, industrial, plástica. Todo processo de pintura requer uma boa filtragem do ar.

O ar que entra e sai da cabine deve ser devidamente filtrado, isso evita que partículas externas entrem na cabine e se instalem no objeto onde a pintura está sendo feita. Já o ar que sai da cabine de pintura deve ser filtrado para evitar que as tintas, resíduos ou o ar poluído por solventes sejam expostos, podendo prejudicar todo o ecossistema.


Conheça os tipos de filtros para a entrada do ar.

Pré-filtro F-pol
Como o nome já diz: trata-se de um pré-filtro, em fibras de poliéster.

Sua função é reter partículas para evitar contaminação da pintura, é importante ressaltar que nas cabines negativas, geralmente esse filtro atua sozinho e nas cabines positivas ou pressurizadas, atua em conjunto com demais filtros que serão listados na sequência.

Este modelo de filtro não é indicado para a função de reter a névoa de tinta.

Além da versão rolo, o pré-filtro F-pol pode ter outras apresentações, como: filtro plissado e filtro plano.


Filtro Multi bolsas
A atuação dos filtros multi bolsa começa após o pré-filtro. É utilizado somente em cabines modelo pressurizado, este filtro retém as partículas menores que passam pela etapa do pré-filtro. Este modelo é um apoio para tornar o ar dentro da cabine totalmente limpo e preparado para o acabamento desejado.


Filtro Plenum
Também nas cabines pressurizadas, o Plenum é a última camada de filtragem de entrada de ar, depois de passar por ele, o ar estará plenamente limpo.

O Plenum é um filtro denso e é indicado para pinturas de alto padrão de acabamento. Em sua camada possui uma tela de proteção que evita que as próprias fibras se desprendam com o fluxo de ar e caiam na pintura, além disso, ele tem uma camada oleosa que garante que até partículas invisíveis sejam retidas.

Conheça os tipos de filtros para a saída do ar (filtros de exaustão).
Filtro Carta Inercial
Também popularmente chamadas de carta de papel ou filtro kraft, são utilizadas em cabines via seca pertence à categoria de filtros de retenção. A Carta Inercial é responsável por reter em média 75% da névoa de tinta aspirada pela cabine, por isso, deve ser sempre utilizada em conjunto com um filtro PA-50 (que explicaremos a seguir) para garantir a proteção ao meio ambiente.

Filtro Paint Stop PA-50
Podem ser usados separadamente ou em conjunto com a Carta inercial, com o objetivo de absorver a névoa de tinta aspirada pela cabine. Quando utilizado em conjunto com a Carta Inercial, apesar de estar atrás dela, o PA-50 apresentará maior frequência de troca, pois ele tem função de absorção e não de retenção.

Esse filtro é composto por fibras de vidro entrelaçadas, organizadas em camadas progressivas, permitindo que a névoa vá formando camadas para que o filtro tenha uma boa durabilidade.

A maneira correta é sempre usar o filtro com sua camada menos densa na face em que recebe a nevoa:


ATENÇÃO!
É sempre importante se certificar se o filtro que está sendo comprado é composto por fibra de vidro, se possui camadas progressivas e qual a sua gramatura (quantas gramas de fibra possui um metro quadrado do filtro). Pois os nomes PA-40, PA-50, PA100, são apenas nomes comerciais e o usuário deve se atentar para a sua composição que influencia no desempenho da filtragem.

Manta de carvão ativado e carvão ativado granulado
São filtros adicionais utilizados para reter o odor de tinta após o ar passar por todas as filtragens citadas anteriormente. Os filtros que já apresentamos, têm funções para reter partículas e névoas de tinta, diferente dos filtros de carvão, que tem a exclusiva função de reter o odor do processo de pintura.

Alto padrão nos resultados
As empresas que trabalham com cabines de pintura oferecem produtos com altos níveis de acabamento. Logo, os produtos utilizados devem seguir o mesmo padrão de qualidade, selecionando os filtros corretos para cada processo. Os filtros de cabines devem ser periodicamente trocados e respeitando as manutenções conforme a necessidade calculada pelo fabricante que é indicada especificamente para o modelo de cabine e tipo de pintura realizada.

Para conhecer mais estes e outros filtros, entre em contato com um de nossos consultores técnicos:

www.arply.com.br

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